sexta-feira, 18 de maio de 2012

Notícias da EJA

 ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE - EJA - curso noturno

A EM Águida Maria da Conceição oferece também o Ensino Fundamental na modalidade EJA-Educação de Jovens e Adultos, o qual funciona a noite, sob a direção de Maria Luselene. A escola recebeu este ano 110 requerimentos de matrícula de jovens e adultos cuja idade varia de 15 anos e meio a 60 anos. A diretora Luselene e os professores têm se esforçados para garantir a permanência desses alunos na escola. No entanto, muitos jovens viajam durante o ano letivo, para outros estados e cidades em busca de trabalho. A grande novidade deste ano, foi que a escola recebeu muitos casais, pais e filhos, avós e netos. Todos com muita vontade de aprender e de se alfabetizar. Pensando nesses alunos, a maioria trabalhador e trabalhadora, que chega cansado na escola, pois alguns saem do trabalho e vão direto para a escola, que muitas propostas foram apresentadas, para tornar o ambiente escolar mais agradável, mas sem perder o foco que é o ensino-aprendizagem, com ênfase na leitura, que é o sonho de toda pessoa que chega a escola.

Os professores se reunem periodicamente para debaterem sobre a alfabetização, até mesmo durante intervalos discutem novas propostas para levarem aos estudantes. Outra preocupação da escola é com a falta de aula, com as aulas "vagas", pois isso leva a escola ao descrédito, afinal há alunos que saem de suas comunidades - mulheres e homens que deixam os filhos, muitas vezes sozinhos ou na casa de parentes para participarem das aulas. É desestimulante para eles não terem aulas e voltarem para casa com o caderno vazio.

 ANIVERSÁRIO da EM ÁGUIDA MARIA DA CONCEIÇÃO


A EM Águida Maria da Conceição completou dia 24 de março 44 anos. Os três turnos comemoraram a data especial. A noite foi feita uma apresentação pela Banda Municipal Honório Bona, no pátio da escola, no intervalo das aulas, para os alunos da EJA, que se encantaram com o som executado, sugeriram músicas e pediram bis.A supervisora Isaura da EJA estava presente.
 
 


COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA

Nas aulas que anteceram o feriado da semana santa, a professora de  Religião da EJA Livramento reuniu todos os alunos da escola para uma reflexão sobre a Páscoa. Foi feita uma leitura bíblica pelas professoras Francisca e Livramento e aluna Genileuza,comentários pelos professores e alunos.Depois foi distribuído pão com chocolate, para todos os presentes.



PALESTRA em homenagem às mães

Na noite de terça-feira,15, os alunos da EJA participaram de uma palestra pelo advogado Dr. Wahington Belchior, que falou sobre os direitos da mulher, tirou dúvidas com relação a outros assuntos de Direito como maternidade, paternidade, trabalho, aposentadoria e pensão. Os alunos ouviram atentamente e fizeram muitas perguntas, as quais foram respondidas com muito humor pelo advogado.Depois da palestra, todos retornaram para suas salas de aulas.
 
 
 

 
 
 
 

HOMENAGEM às mães-alunas EJA

Na noite de quarta-feira,16, as mães alunas da EJA e funcionárias foram homenageadas com mensagens lidas pelos professores, lembranças e presentes.Todos os alunos da escola participaram da homenagem, que aconteceu no intervalo das aulas e contou com a participação do vereador Ribinha, professor licenciado da escola, Diretora Amanda (turnos matutino e vespertino),coordenadora do Ensino Médio Socorro Cunha. Os alunos Francisco Wesley e Antonio Francisco cantaram para os presentes. No final foi servido creme de galinha com refrigerante.Quase a escola colaborou com a comemoração: os alunos (solteiros e casados) contribuíram com dois reais para as lembrancinhas, uma caixinha costumizada (as mulheres foram dispensadas da contribuição), diretor e professores contribuiram com o lanche.O empresário Bambam e o vereador Ribinha contribuiram com refrigerante. Os presentes foram doados pela Marinlar, professor João Antônio, diretora Amanda, Via Bela e, confecção Malha Fina.










*balões-obra do Tayone)




























Nenhum comentário:

Postar um comentário